sábado, 10 de julio de 2004

Internet sigue siendo algo "místico" para muchas personas que jamás se han acercado a un ordenador. En Portugal, fueron pioneros en desarrollar un sistema de información a la ciudadanía (INFOCID) aprovechando la red de kioskos/cajeros de entidades financieras.

En Finlandia, la ciudad de Kotka también creo una red de infokioskos de fácil acceso para que la gente pudiera acceder a información de la ciudad y la administración e incluso poder "interactuar" con los representantes políticos.
http://www.miastawinternecie.pl/v_konferencja/contenteng/referaty/Antti%20Nuorivuori/


Sin embargo las "modas" del momento hicieron que en Portugal, la infraestructura y conocimiento generado en torno a INFOCID se acabaran de un plumazo para pasar a un nuevo Portal del Ciudadano.
http://luisvidigal.no.sapo.pt/Trabalhos/Page18442/page18442.html
http://www.portaldocidadao.pt/UMIC/pt

Desde há um ano que o Infocid foi estrangulado financeiramente e está a ser lentamente sufocado e a fazer emergir das suas cinzas o novo “Portal do Cidadão”. Este “novo” Portal, ao ignorar o Infocid e não reconhecer o seu património e a sua herança genética, retira Portugal da primeira linha de partida dos países que iniciaram o movimento da chamada Administração Pública Electrónica (e-Government) e coloca o nosso país nos lugares mais recuados daqueles que passam a vida a reinventar a roda em cada ciclo político.

http://luisvidigal.no.sapo.pt/

Modelo de eGobierno
http://luisvidigal.no.sapo.pt/e_Gov_Vidigal.gif

.Quais são as condições que uma organização deve reunir/preencher para "receber" a ASI de Zachman?

Para que uma organização possa desencadear um processo de arquitectura é preciso que reconheça antes de mais a importância da interdisciplinaridade na resolução de problemas. Tal como no meio físico um engenheiro ou um construtor civil deverão reconhecer a importância de um arquitecto para conceber e mapear o espaço, também no espaço simbólico que constituem os sistemas de informação deverão ser obrigatórias as respectivas arquitecturas prévias.
http://luisvidigal.no.sapo.pt/Trabalhos/Page10084/page100841.html

Uma organização que pretende aplicar o framework de Zachman ou outro semelhante, é uma organização que valoriza a cooperação e a interoperabilidade para chegar a resultados. Através deste quadro podem-se definir os negócios, os modelos, as regras, os elementos, os locais, os actores, as conexões, os programas, as redes, etc., ficando-se a saber que “cooperar não significa perder poder”.


No hay comentarios: